Novembro Azul SOMEC – prevenir é viver!

A fim de conscientizar a população masculina acerca do câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e responsável por 28,6% das mortes por conta de tumores malignos, foi criado na Austrália, em 2003, a campanha do Novembro Azul, mês em que é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, no dia 17 de novembro.

 

Celebrada em todo o planeta, a campanha visa conscientizar a população, principalmente a masculina, sobre os riscos do câncer de próstata, as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença. Durante todo o mês, pontos turísticos, monumentos e prédios públicos são iluminados com a cor azul, chamando a atenção para o movimento. São desenvolvidas, também, diversas ações de esclarecimento sobre a doença, como palestras e peças de divulgação.

 

Por que o novembro azul é importante?

 

O câncer de próstata é, depois do câncer de pele, o que mais afeta a população masculina do nosso país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 72 mil novos casos todos os anos. Mesmo sendo uma doença tão comum, falar sobre ela ainda é visto como um grande tabu – seja por medo, desconhecimento ou preconceito.

 

A cada 38 minutos, um homem morre em decorrência do câncer de próstata. Considerada uma doença da terceira idade, o câncer de próstata evolui de maneira lenta durante a vida, e não costuma apresentar sinais até já estar em estágios preocupantes. Por isso, a prevenção é fundamental! Quanto mais cedo o tumor for descoberto, maiores são as chances de cura. O diagnóstico precoce pode ser a chave para um tratamento de sucesso.

 

Como me prevenir?

 

Por ser uma doença praticamente assintomática nos estágios iniciais, a prevenção ao câncer de próstata deve ser constante para todo homem acima dos 40 anos. Em caso de diminuição do jato de urina e aumento da frequência urinária ou dificuldade ao urinar e sangue na urina, procure imediatamente um médico especializado (urologista). Vale salientar que tais condições podem estar ligadas ao crescimento benigno da próstata, uma condição comum em pessoas mais velhas, mas, caso seja confirmado o diagnóstico de câncer, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.

 

Entre os fatores de risco da doença, é fundamental destacar a idade, histórico de câncer de próstata antes dos 60 anos em familiares, sobrepeso ou obesidade, presença de ISTs (doenças sexualmente transmissíveis) e tabagismo.

 

Para se prevenir corretamente, é fundamental:

 

·         Realizar o exame de toque retal e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico anualmente a partir dos 45 anos para homens com fatores de risco ou 50 anos sem estes fatores.

 

Realizar os exames corretamente é a única forma de garantir o diagnóstico precoce e, de fato, prevenir a doença. Alguns fatores, porém, ajudam na manutenção da saúde geral, comprovadamente evitando o aparecimento de doenças:

 

·         Manter uma alimentação saudável;

·         Manter o peso corporal adequado;

·         Praticar atividades físicas;

·         Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

·         Não fumar.

Deixe um comentário