Semana do Mecânico SOMEC – a importância de quem mantém o mundo em movimento.

A história da mecânica

Com raízes profundas na necessidade humana de criar, inovar e se movimentar, a mecânica surge junto com a evolução das antigas civilizações. Sistemas simples, como as polias e o princípio da alavanca, desenvolvido por Arquimedes no século III a.C., ou os moinhos de água e vento da Idade Média já eram um indicativo de que a nossa capacidade de invenção nos levaria longe.

Os primeiros registros históricos de engrenagens e mecanismos complexos datam dos anos 1500, com as inúmeras invenções e esboços desenvolvidos por Leonardo Da Vinci – um gênio muito à frente do seu tempo. Mas a verdadeira força dos motores surgiu, oficialmente, a partir da revolução industrial.

Motores a vapor transformaram a forma como seres humanos e objetos se transportavam de um lugar ao outro. Fábricas eram ocupadas por grandes máquinas, que trabalhavam continuamente – e, de vez em quando, quebravam. E as coisas avançaram muito rapidamente. Ainda no contexto da Revolução Industrial, Nikolaus Otto, um engenheiro alemão, patenteou um design inovador de um motor de 4 tempos, movido a combustão interna. Nascia, ali, uma das maiores revoluções que o planeta já presenciou.

A invenção de Otto foi tão importante, em tantos níveis e camadas, que influenciou até mesmo no dia de homenagem a outras profissões. Seu nascimento – 20 de dezembro – se tornou o Dia do Mecânico.

A importância da mecânica através dos séculos

Você se lembra das máquinas presentes nas fábricas, que rotineiramente apresentavam problemas? Seus custos eram muito elevados, impossibilitando completamente a troca dos equipamentos. Era necessário, portanto, que alguém aprendesse a consertá-las – afinal, a operação não poderia parar. Assim, passaram a surgir os primeiros mecânicos como conhecemos hoje em dia.

Com uma proliferação cada vez maior de motores nos mais diversos âmbitos da vida humana, a profissão de mecânico precisou evoluir. Agora, cursos de formação, inclusive de nível superior, foram surgindo ao redor do mundo e se popularizando cada vez mais.

Até que chegamos aos dias de hoje. Os motores, antes raros, agora são completamente inseridos no nosso dia-a-dia. Carros, motos, caminhões, navios e aviões percorrem, diariamente, todos os 4 cantos do planeta. Você já parou para pensar como seria o mundo se, a cada vez que seu carro desse problema, fosse necessária a troca por um novo?

Seja realizando manutenção preventiva, diagnosticando problemas complexos ou executando reparos essenciais, os profissionais mecânicos desempenham um papel crucial na garantia de que os veículos operem com eficiência e, principalmente, segurança, já que motores e sistemas bem cuidados têm menos chances de sofrer acidentes ou causar problemas mecânicos inesperados. Celebrar o Dia do Mecânico vai muito além de apenas reconhecer o árduo trabalho que esses profissionais realizam todos os dias.

É, acima de tudo, valorizar os responsáveis por manter, há séculos, o mundo em movimento. A SOMEC agradece imensamente a todos os Mecânicos por todos os serviços prestados com excelência, garantindo o funcionamento perfeito de milhares de segmentos. Sem vocês, não chegaríamos nem perto de onde estamos.

Muito obrigado, Mecânicos!

Deixe um comentário