O Gerador de Emergência é um equipamento a bordo de grande importância, que é responsável por evitar acidentes e aterramento durante a queda de energia enquanto o navio está em tráfego.
Confira a seguir, alguns importantes trabalhos de manutenção que precisam ser realizados em geradores de emergência em navios:
1. Mudança do óleo do somador do motor, pois é importante verificar o nível do óleo no montante regularmente. Uma vez que o gerador de emergência é mantido no modo automático, o que garante que o gerador inicie e entre em carga automaticamente, é necessário que, antes de ligar o motor para operação, o nível de óleo seja verificado regularmente. A condição do óleo será conhecida durante este período e se o óleo estiver com partículas de carbono ou fuligem, a mudança do sistema de óleo completo precisa ser feita. As horas de funcionamento para a troca do óleo do motor dependem do fabricante, da produção do motor e do grau de óleo em uso. Normalmente é feito entre 250-500 horas.
2. O período de troca de óleo deve ser cortado pela metade quando o combustível utilizado no gerador for de mais de 0,5% a 1% de enxofre.
3. Verifique o separador de água, pois alguns geradores de emergência são fornecidos com separador de água para evitar a mistura de água com combustível. Verifique o nível de água e certifique-se de que está abaixo do nível marcado e regularmente drenado. Isto deve ser feito para evitar ferrugem e corrosão dos dispositivos da linha de combustível e para evitar combustão incompleta.
4. Verifique o eletrólito na bateria, pois a bateria é usada em um dos métodos de partida do gerador de emergência. O nível de eletrólito na bateria deve ser verificado em intervalos regulares, seja inserindo uma vara de nível ou verificando o nível de água na tampa do testador de nível (se fornecido). Use água destilada para compensar o baixo nível.
5. Verifique alarmes e desligamentos, pois todos os dispositivos de segurança e alarmes instalados no gerador de emergência devem ser verificados e testados regularmente. Gerador com cintos V tem alarme adicional que será soado em caso de falha do cinto e operado por polia.
6. Verifique a tensão da correia V. Quando a correia V estiver instalada, inspecione o mesmo para rachaduras e danos. Renove a correia se a aparência de dano/rachadura for maior. Para verificar a tensão da correia, pressione o cinto pelo polegar no meio das polias e verifique a deflexão para dentro em mm. Não deve ser mais do que 10-15 mm, dependendo da make do gerador.
7. O cartucho do filtro de óleo precisa estar limpo, pois o gerador de emergência é fornecido com vários filtros de óleo, como filtro de passagem, filtro de centrífugas, filtro de óleo lubrificante, filtro de bomba de alimentação de combustível etc. Estes filtros precisam ser limpos ou a renovação do cartucho do filtro deve ser realizada de acordo com a instrução do fabricante ou condição do óleo.
8. Verifique a folga da válvula. O desembaraço da entrada e da válvula de escape deve ser verificado no horário de funcionamento indicado na seção de manutenção do manual do gerador. Certifique-se também de que o motor está frio antes de tirar a folga do tappet.
A perda de geradores de emergência às vezes em que eles são mais necessários, pode levar a incidentes infelizes e desastrosos. Sendo assim, necessitam de um sistema de manutenção planejado adequado!
A SOMEC realiza todo o serviço de reparo e manutenção de geradores de emergência de navios.